8d79ae24760d43ab4a7eff231b5356c8.png

Praia do Bonete

Por que o Bonete é tão incrível?

 

Passado indígena, cultura caiçara, beleza natural surpreendente.

Veja por que quando o assunto é Bonete, muita gente diz “é a minha praia”.

 

Sabe o que os portugueses viram quando chegaram ao Brasil, mais de 500 anos atrás? É só contemplar o mirante do Bonete para ter uma ideia. Mar azul, areia dourada e a imensidão verde da mata virgem. Esse paraíso no sul de Ilhabela é um desses poucos lugares que ainda é isolado, longe da tecnologia e bonito por natureza. Difícil de acreditar que um reduto quase deserto fique tão perto de São Paulo, a umas 4h da capital.

 

Mas a história desse cantinho com ar rústico começou bem antes dos nossos patrícios botarem os pés ali. A herança dos caiçaras é ainda mais antiga. E é nessa volta ao passado, tão encantadora quanto a praia em si, que a gente vai embarcar agora.

 

Um pouco de história…

 

uma comunidade indígena que tinha uma marca registrada: construía monumentos gigantes com conchas, os sambaquis (muitas dessas “montanhas” de cascas de moluscos serviam de cemitério para os antigos sambaquieiros). Mais de 8 séculos atrás, foram eles os primeiros povos do Bonete, que só se chamou Bonete mais tarde .

 

está curioso(a) não é?

Calma vamos  chegar lá.

 

Com um monte de peixe dando sopa no mar, bastante animal pra caçar, matéria-prima e água doce de sobra, não precisa nem dizer que muita gente queria morar lá, né? Foi aí que um outro grupo de índios, que eram horticultores e ceramistas, foi chegando e dominando o pedaço.

Mas como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, lá pelo século XVII foi a vez dos colonizadores chegarem pra ficar. E a sesmaria dessa praia foi doada sabe pra qual família? A Bonete – sacou agora de onde vem o nome da praia, né? Pausa pra quem colou na escola: sesmarias eram os lotes que os rei de Portugal davam aos primeiros colonizadores para o cultivo de terras virgens. Na Praia do Bonete havia plantação de cana, engenho de açúcar e muito trabalho escravo.

Book a place >
bonete.jpg